NOSSOS CORAIS
A Associação de Música Pio X teve como base de sua criação a formação do Coral Pio X, que é um coro adulto, e que se mantém até hoje. Além desse coral, a Associação mantém um coral juvenil e também um infantil.
CORAL PIO X
A história do Coral Pio X é praticamente a história da Associação de Música Pio X. Força motriz da criação da Associação, o coral, ainda com poucos anos de vida, já alcançava um enorme sucesso em suas apresentações, que tinham no repertório música sacra e trechos de óperas.
No início da década de 70, o Coral Pio X levou ao palco do Teatro Polytheama, em Jundiaí, uma montagem completa da ópera "La Traviata" de Giuseppe Verdi, lotando o teatro e tornando necessárias apresentações extras do espetáculo. O sucesso foi tão grande que levou o coral a gravar uma série de programas para a TV Cultura de SP.
Uma outra montagem, desta vez de um ato da ópera "Aida", também de Giuseppe Verdi, levou o coral a representar Jundiaí no antigo programa "Cidade contra Cidade", garantindo a vitória por unanimidade, e recebendo, como prêmio, uma ambulância para o município.
Ao longo dos anos, o maestro Mario Comandulli, que trouxe para nossa cidade o canto coral lírico, acumulou, com o Coral Pio X, um grande número de êxitos, com a montagem de vários outros atos de óperas, levando Jundiaí a um reconhecimento no meio musical jamais igualado. Vários cantores do antigo Coral Pio X se profissionalizaram e se destacaram, inclusive internacionalmente.
Hoje o Coral Pio X tem como regente Karen Comandulli, filha do maestro Mario Comandulli, e mantém um refinado repertório de peças sacras, populares e coros de óperas.
No final de 2015 o Coral Pio X, em conjunto com o Coral Juvenil e com a Orquestra do Pio, realizou um concerto em comemoração aos 50 anos da Associação de Música Pio X. Uma apresentação digna do cinquentenário dessa instituição e dos ideais que a estabeleceram.
CORAL JOVEM PIO X
Em meados da década de 70 foi criado, no Pio X, um coral infantil, que teve, como seu primeiro regente, o maestro Mario Comandulli. A partir de 1984 a regência ficou a cargo de Luciane Fornari em parceria com Silmara Drezza, e de 1987 a 1993 a regente foi Maristela Emília de Camargo.
Em 1996 Silmara Drezza retomou as atividades do Coral Infantil, tendo, ao piano, até 97, Antenor Camargo, e de 98 a 2010, Otávio Piola. Em 96 o coral participou da reabertura do Teatro Polytheama, em Jundiaí, e nos anos seguintes realizou diversas apresentações na região bem como em outros estados do país.
Diversas apresentações em comerciais e programas de tv fizeram parte da trajetória do coral nos anos seguintes, bem como participações em importantes festivais, como o "Gran Finale Festival", concerto que reúne crianças de todo o Brasil, sob direção do maestro americano Henry Leck.
Em 2002 o grupo passou a se chamar Coral Infanto-Juvenil Pio X, e desenvolveu, nos anos seguintes, um vasto e variado repertório, para atender aos convites de participação em vários eventos, desde concertos com outros corais a missas, sinfonias e musicais.
No ano de 2007 o coral preparou um repertório direcionado aos musicais da Broadway, que completava 100 anos. Mantendo o trabalho com musicais, em 2008 o coral teve uma nova alteração em seu nome, passando a se chamar "Coral Juvenil Pio X", e nesse ano levou aos palcos o concerto "Broadway - O Musical dos Musicais" e, em 2009, estreou o "Circum Vox". O espetáculo tem como tema um grande circo, que passa por diversos lugares do mundo, e em cada parada é contada a história do musical que se passa nesse lugar, e são cantadas as principais músicas de cada um desses musicais.
Em 2010 o grupo retomou o repertório de música popular brasileira, e para homenagear os 100 anos do compositor Noel Rosa, trabalhou as peças da Opereta "A Noiva do Condutor". Entre participações em encontros de corais em Jundiaí, São Paulo e outras cidades do interior paulista, vale destacar a participação no Seminário Canto e Cena na cidade de Salto, onde o grupo participou de um workshop de expressão cênica.
Em 2011 o coral passou a ter como regente o então pianista Otávio Piola, e em seu lugar ao piano, assumiu Edilaine Damaris. Ainda em 2011 o coral voltou a participar do Gran Finale Festival, agora na categoria de coral jovem, sob a regência do Maestro americano Dr. Tim Brimmer.
Completando 15 anos de história, o coral realizou uma apresentação comemorativa, contando com participações especiais de ex-coralistas e marcando mais uma fase de crescimento do grupo, que desde então passou a se chamar Coral Jovem Pio X. Ainda em 2012, o coral realizou, a convite da prefeitura de Jundiaí, workshops em escolas do município, trabalhando técnica, repertório e cena com os alunos dessas escolas, em um projeto chamado “Oficina Coral Jovem em Cena”.
Em 2013, dentre as várias apresentações realizadas, merece destaque a participação do coral no XX Festival Internacional de Coros em Criciúma, incluindo a abertura do evento, onde representamos não apenas a cidade de Jundiaí, mas também o estado de São Paulo, sendo o único coral do estado a ser classificado para o festival. Em 2014 o coral trabalhou um repertório de músicas pop internacionais, e foi novamente selecionado para o Gran Finale Festival, neste ano com o maestro norte americano Henry Leck.
No ano de 2015 o coral manteve mesma linha de repertório, e paralelamente fez um trabalho técnico com músicas eruditas e sacras. Contamos nesse ano com a preparadora vocal Juliana Melleiro. Participamos de concertos em encontros de corais, e a convite do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, fizemos uma participação em um dos quadros do programa. No final do ano, junto com os outros grupos da Associação de Música Pio X (Coral Pio X e Orquestra Pio X) participamos do concerto de 50 anos da Associação.
CORALZINHO DO PIO
Após a criação do Coral Adulto Pio X, foi criado, na Associação, em meados da década de 70, um coral infantil, que acabou, com o tempo, se tornando um coral juvenil.
Por vários anos a Associação de Música Pio X ficou sem seu coral infantil. Contudo, no início de 2016 a ideia de retomar o coral se tornou realidade, surgindo assim o "Coralzinho do Pio".
O coral, que tem como regente Cíntia Santa Cruz Santana, ensaia às quartas-feiras das 19 às 20h, e está com inscrições abertas para crianças de 06 a 10 anos. Informações e inscrições na secretaria do Pio ou pelo telefone (11) 4587-8337.